
"Penetra surdamente no reino das palavras..."
(Carlos Drummond de Andrade)
Afinal, pra quê ler? Particularmente não há melhor terapia do que ler um bom livro de mistério. A história me envolve, me faz esquecer do meus problemas, minhas TPM's, meus "pitis", minhas mágoas .. enfim, é relaxante.
Relaxante para a 'real life', pois no universo do livro em que mergulhamos há sempre aquele suspense, aquela vontade de terminar logo a história e ao mesmo tempo querer que tenha mais 500 páginas para essa sensação gostosa durar mais! Não apenas mistérios, mas também dramas, poesias, romances...
E o cheiro dos livros? Ah! Cheiro de livro velho, de livro novo...Qual a graça de ler pelo computador a não ser matar a curiosidade? Sair do mundo real é algo que os livros nos proporcionam em qualquer lugar, e aí que está a graça. Fazer as estações e a música do metrô não tornarem-se tão relevantes, fazer viagens passarem mais depressa.
E para os mais exigentes, ter uma prateleira com todos os livros que já leu é fundamental. Esse era um dos meus sonhos...mas meu poder aquisitivo não ajudou muito. Então...nada como ser sócia de bibliotecas.
E pegar livros em bibliotecas também é interessante! Pegar a ficha que fica no final do livro e ver as pessoas que já o leram (ou ao menos tiveram a intenção de ler)...engraçado pensar que aquele livro além de conter uma história própria (ou como alguns gramáticos defendem: uma "estória" própria) também faz parte da História.
Ler é poder viajar e conhecer o mundo sem sair de casa.
-------------------------
Lendo: A outra face - Sidney Sheldon
Sou desses "chatos" que gosta de ter os bons livros que leu.
ResponderExcluirSó não leio mais por falta de tempo (a desculpa de todo mundo) e porque gosto de viajar com outras coisas: música e filmes.