"A Matemática pura é, à sua maneira, a poesia das idéias lógicas.” (Einstein)

sábado, 7 de agosto de 2010

Generalizando


Tenho um amigo-leitor que não perde a oportunidade de me chamar de feminista e generalista por causa dos meus posts "mamão com açúcar" e de estórias infelizes sobre alguns infelizes que apareceram na minha vida (perco o amigo, mas não perco a piada ;]).... E eu disse que iria escrever um post pra ele, aqui está.

Sou o tipo de mulher que fala palavrão, gosta de futebol, carros e faz engenharia, daí meus argumentos para não ser taxada como feminista, diria até que sou um tanto quanto machista. O fato é que além disso sou observadora e gosto de escrever sobre coisas que analiso nos meus devaneios. E para explicar qualquer coisa analisada, utilizo da "ferramenta" generalização.

O mundo é generalizado, a física, a engenharia, os livros de psicologia. Tudo é o que parecer ser até que se prove o contrário. Até aqueles que possam se sentir ofendidos com as minhas observações já postadas não podem generalizar e dizer que NUNCA fizeram ou presenciaram nada parecido.

"Todo homem já teve sua fase cachorro." - Disse uma amiga minha no meio de uma das nossas discussões sobre o tema.

E ai daquele que ousar dizer que sempre foi santo, vamos colocar a mão na consciência e pensar naquela mulher que já derramou lágrimas por você. Assim como não posso tirar o meu da reta e dizer que sempre fiz tudo sobre os conformes. Eu já dei minhas mancadas aqui e ali, apesar de que (#DramaModeOn) no placar geral eu sempre acabo me f***. Na verdade todos nós buscamos dizer para o mundo que somos diferentes, enquanto somos mais parecidos do que pensávamos, humanos e ponto final.

Como poderia explicar? É como quando é realizado um experimento de física que deveria resultar em uma reta, mas ficou um ponto ou dois fora da mesma. Nós traçamos a reta que melhor representa aquele fenômeno físico, e é isso que eu faço nos meus posts. A partir de dados empíricos (nem sempre meus) eu analiso, comento e geralmente desabafo.

Adoro críticas, elas sempre rendem um post!

5 comentários:

  1. Adorei!!!! a mais pura verdade
    e gostei mais ainda de que meu comentário esteja no seu post!!!! hehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Sem querer ofender teu amigo-leitor... Mas, acho que pessoas que se empenham em mostrar que são o ponto fora da reta, na verdade fazem isso pra tentar convencer a si mesmo...

    Até mesmo porque, das pessoas que convivemos, já identificamos os pontos fora da reta...

    Mas, isso, é claro... generalizando... =)

    Mandou muito na comparação...

    ResponderExcluir
  3. (antes de mais nada, desculpa pelo comentário "de tamanho quase bíblico" kkk)

    Bom,
    Pra começar, nem sei se isso de "querer mostrar ser um ponto fora da reta" foi pra mim, mas se foi, o que devo dizer em resposta é muito simples: como pode pensar que eu quero me mostrar diferente se nem me conhece tão bem assim? se eu fizesse questão de que as pessoas pensassem isso ou aquilo de mim eu ficaria me mostrando e contanto história vividas. :P. Eu fico sempre na minha e só me manifesto quando vejo alguém dizer coisas desse tipo que você diz. Se me vêem como um ponto fora da sua reta eu fico feliz porque ela é muito injusta. :P :P :P

    E pra continuar...
    Tati, é óbvio que existem muitas coisas em comum de homem pra homem assim como existem muitas coisas em comum de mulher pra mulher.
    Sendo mais profundo ainda, existem muitíssimas coisas em comum entre todos os "humanos" (alguns desumanos também). (Já disse isso antes)

    Quanto a tudo isso é muito comum generalizar mesmo. Mas, se você quer mesmo publicar as verdades experimentadas. Nenhum estudo pode ser levado em conta só com dados experimentais né. Está te faltando muitos dados psicológicos, fisiológicos e até filosóficos confiáveis. Tem uma infinidade de estudos sérios na internet, que te ajudaria a entender melhor as comparações entre os sexos. Sem as teorias, as interpretações experimentais são totalmente "PARCIAIS", quando deveriam ser imparciais.
    Além de tudo, se você pegar alguns livros contemporâneos de filosofia, vai ver que quase não tem generalizações. Estudiosos de verdade são muito cuidadosos em especificar pensamentos e atitudes humanas. Eles dizem algo do tipo: "esse tipo de gente, nessa situação, com esse sentimento, faz isso." E não: TODOS ESSES FAZEM ISSO."

    Todo homem já teve sua fase cachorro, toda mulher teve sua fase cachorra, todo homem pode voltar a ser cachorro e toda mulher também. "Tudo muuuda o teeempo todo no muuuundoo" (Lulu Santos kkk).

    Sempre pode ser chamada de cachorra, aquela pessoa que não se importa com aquela eterna "Tu te tornas eternamente responsável por aquele que cativas". Aí que eu fecho apedrejando tudo e todos: Quem não é cachorro???

    Temos o que chamamos de amor próprio (com um altíssimo grau de egoísmo) que faz com que não nos importemos tanto assim com a pessoa que nos quer se nós não a queremos.

    E isso Tati, e uma generalização a todo ser pensante.

    O maior egoísmo do mundo é achar que quando somos vítima dessa situação, a pessoa é cachorra.
    E quando situação é inversa, só temos amor próprio.

    PERCEBA QUE QUANDO EU GENERALIZO EU USO O PRENOME "NÓS" E NÂO O PRENOME "ELES" OU "ELAS". (É TÂO FÀCIL FALAR DO(S) PRÒXIMO(S) NÈ?

    GENTE! VAMOS OLHAR POR TODOS OS LADOS! APRENDER A SE COLOCAR NO LUGAR DA OUTRA PESSOA È O COMEÇO DE TUDO!

    terminando (juro kkk): Nem sei se isso que vou dizer tem a ver com algo em questão mas, se 2 pessoas entram numa relação sabendo que será totalmente superficial, egoísta e sexual. Não vai dar pra reclamar muito da outra pessoa quando isso acabar né. Os dois são cachorros nessa relação? ursarhashur
    acho que não, e por isso me acho muitíssimo menos cachorro do que muitas mulheres (eu disse muitas e não todas :P), porque sempre fui honesto.

    AGORA EU JURO QUE ESTOU TERMINANDO: TATI, se eu estou fazendo essa(s) crítica(s) a você, espero que você veja que é porque eu gosto muito de você. Do contrário eu não daria a mínima para o que você pensa.

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Lelli, vc consegue escrever mais do que eu! ahahaha, mas eu entendo seu "ponto de vista" ... como disse no final do texto... adoro criticas, ainda mais quando tem fudamentos e não sõ "não acho que é isso e foda-se" ... =]

    Mas mesmo com toda argumentação ainda ainda acho que a reta, apesar de não conter todos os pontos, expressa um fenômeno físico onde todos os pontos acabam seguindo, seja por uma ou por outra variável...

    ResponderExcluir
  5. Concordo com essa reta, mas ao contrário...

    Todos são diferentes um dos outros, mas procuram seguir uma tendência, todos têm o desejo de se encaixar, se entender e encontrar pessoas parecidas... até quem quer ser "diferente" procura pessoas quem também sejam "diferentes"...

    Todos são pontos fora da reta, tentando chegar o mais próximo possível dela... se todas as pessoas e seus comportamentos seguissem uma regra, seria tudo mais simples...

    Tratando-se de pessoas e suas atitudes, as generalizações são iguais às hipóteses assumidas quando vamos resolver algum problema de engenharia, tudo fica mais simples de ser visto e resolvido [e de hipóteses simplificadoras a gente manja ;)].

    =*

    ResponderExcluir

Palpites